sábado, 23 de maio de 2015

Amamentação

Aqui vai uma ótima dica do jeito correto de amamentar: PEGA CORRETA: Pega = união da boca do bebê com a mama. Para que a pega seja correta, a boca do bebê deve envolver a maior parte possível da aréola e não apenas o mamilo, para isso o bebê deve abrir bastante a boca, isso pode ser feito por meio do estímulo do reflexo de busca do bebê ao tocar suavemente o mamilo em sua boca. Na pega correta a boca do bebê fica bem aberta, com as bochechas arredondadas, o seu queixo encosta na mama e o lábio inferior encontra-se voltado para fora. Ao abocanhar uma boa parte da aréola, o bebê consegue colocar o seio mais profundamente na boca e dessa forma o mamilo ficará no fundo de sua boca na área em que o céu da boca já é mais macio. Posicionado dessa forma, o bebê consegue fazer os movimentos ritmados com a língua contra a superfície afim de sugar o leite dos ductos. Seu maxilar vai se mover para cima e para baixo e seguindo-se a ação da língua, o bebê engolirá o leite à medida que ele chegar ao fundo de sua boca. Um dos sinais de que o bebê está abocanhando bem o peito é que a aréola apareça o menos possível. Esse processo deverá ser totalmente indolor para a mãe!
PEGA INCORRETA As bochechas ficam encovadas durante a sucção. O mamilo parece achatado quando sai da boca do bebê no final da mamada. A mãe sente dor nos mamilos durante e após as mamadas. As mamas podem ficar ingurgitadas, ou com fissuras. CONSEQUÊNCIAS DA PEGA INCORRETA (algumas que me lembro) : • Dor • Desmame precoce • Rachaduras no seio • Bebê não ganha peso • Ingurgitamento mamário (quando o leite acumula e empedra) • Baixa produção de leite materno

Nenhum comentário:

Postar um comentário